Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Conselho referenda manutenção do valor de diárias no âmbito da Justiça Federal

    Decisão atende a momento de restrição orçamentária e limite imposto pela LDO

    há 6 anos

    Na sessão extraordinária desta segunda-feira (6), em Brasília (DF), o Conselho da Justiça Federal (CJF) referendou a manutenção do valor máximo de R$ 700,00 para o pagamento de diárias, incluído o adicional de deslocamento, a magistrados e servidores no âmbito do Conselho e da Justiça Federal de 1º e 2º graus, em viagens realizadas no território nacional.

    De acordo com o processo, por determinação da Diretoria-Geral do CJF, a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), ao instruir os autos, apresentou minuta de Instrução Normativa, a fim de disciplinar a matéria. Propôs a edição de nova norma, com efeitos retroativos a 1º de janeiro de 2018, diante da atual conjuntura do país, que impõe maior contenção dos gastos públicos.

    A Diretoria do Conselho justificou que a Lei nº 13.473/2017 – Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2018 (LDO), em seu art. 17, inciso XIII, manteve a fixação do valor máximo das diárias, somado ao adicional de deslocamento, no mesmo valor disposto pela Lei n. 13.408/2016 – LDO 2017. Esse teto foi o mesmo valor pago no ano de 2016.

    Instada a se manifestar, a Assessoria Jurídica do órgão (ASJUR/CJF) esclareceu que as Leis de Diretrizes Orçamentárias se caracterizam pela vigência definida e limitada, mas concordou com a minuta apresentada pela Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP/CJF), considerando que o normativo também poderia ser válido para o exercício de 2018.

    A relatora do processo e presidente do CJF, ministra Laurita Vaz, ressaltou que a LDO deste ano continuou estabelecendo um limite para o valor de pagamento de diárias. “Registro que essa restrição (orçamentária) foi consignada nos dois últimos exercícios. [...] Em decorrência dessas leis (LDOs), foram editadas instruções normativas que limitaram, no âmbito da Justiça Federal, o pagamento de diárias, somadas ao adicional de deslocamento, no valor de R$ 700, para os exercícios de 2016 e de 2017”, pontuou a ministra.

    Processo nº CJF-PPN-2017/00002

    • Publicações8754
    • Seguidores135
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações39
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/conselho-referenda-manutencao-do-valor-de-diarias-no-ambito-da-justica-federal/609483374

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)