Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    I Jornada começa nesta quinta-feira (24) com reuniões privadas, não abertas ao público

    Ministros do STJ, magistrados federais e estaduais, juristas e especialistas se reunirão na sede do CJF para definir enunciados

    há 7 anos

    O Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CEJ/CJF) promove nos dias 24 e 25 de agosto a I Jornada de Direito Processual Civil. O evento, que será realizado na sede do CJF, em Brasília, tem como objetivo delinear posições interpretativas sobre o Código de Processo Civil, adequando-as às inovações legislativas, doutrinárias e jurisprudenciais. A Jornada conta com o apoio do Superior Tribunal de Justiça (STJ), da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe).

    Nessa primeira edição, a Jornada recebeu 624 propostas de enunciados encaminhadas de todo o País. As regiões Sudeste e Nordeste foram aquelas com o maior número de propostas encaminhadas. Entre os proponentes, destacam-se os profissionais liberais e os servidores do Poder Judiciário, além de magistrados. As proposições foram avaliadas por cinco comissões de trabalho.

    Após a análise das comissões científicas, foram pré-selecionadas 190 propostas de enunciados, que irão agora para apreciação das comissões no dia 24. As propostas que forem aprovadas nessa pré-plenária serão, por fim, apreciadas na plenária, no dia 25. Depois disso, as proposições aprovadas passam a ser consideradas enunciados, que serão amplamente divulgados.

    Conheça as comissões de trabalho
    As comissões de trabalho da Jornada foram divididas por temas. A que trata da Parte Geral tem como presidente a ministra do STJ, Nancy Andrighi, e como coordenadores científicos os juristas Nelson Nery Jr. e José Miguel Garcia Medina. Já a comissão responsável pelas propostas de enunciados sobre Processo de Conhecimento tem como presidente a ministra Isabel Gallotti, do STJ, e como coordenadores científicos os especialistas Humberto Theodoro Jr. e Fredie Didier Jr.

    No caso da comissão do tema Tutelas de Urgência e Procedimentos Especiais, o presidente é o ministro do STJ, Sérgio Kukina, e os coordenadores científicos são os juristas José dos Santos Bedaque e Luiz Guilherme Marinoni. A comissão de trabalho que trata de Recursos e Precedentes Judiciais tem como presidente o ministro Humberto Martins, vice-presidente do STJ e do CJF, e como coordenadores científicos Teresa Arruda Alvim e Cassio Scarpinella Bueno.

    O ministro do STJ, Ribeiro Dantas, preside a comissão sobre Execução e Cumprimento de Sentença, que tem como coordenadores científicos os especialistas Araken de Assis e Eduardo Arruda Alvim.

    A coordenação-geral dos trabalhos está a cargo do ministro Mauro Campbell Marques, corregedor-geral da Justiça Federal e diretor do CEJ. O coordenador científico geral do evento é o ministro Raul Araújo, do STJ. O assessor especial da Corregedoria-Geral da Justiça Federal, Fabiano Tesolin, é o secretário executivo geral do evento.

    Clique aqui e tenha outras informações sobre o evento.

    • Publicações8754
    • Seguidores135
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações3
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/i-jornada-comeca-nesta-quinta-feira-24-com-reunioes-privadas-nao-abertas-ao-publico/490742573

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)