Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    CJF reconhece revogação da franquia postal

    há 13 anos

    Em resposta a consulta feita pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, com sede em Brasília (DF), o Conselho da Justiça Federal (CJF) reconheceu a revogação da franquia postal concedida à Justiça Federal em 1966, pela Lei nº 5.010, tendo em vista que o artigo 34 da Lei 6.538/78 passou a proibir a concessão de isenção ou redução subjetiva das tarifas, salvo em casos de calamidade pública e os previstos nos atos internacionais devidamente ratificados.

    De acordo com o relator da matéria, o desembargador federal Roberto Haddad, presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, a revogação pode ser expressa ou tácita: é expressa quando lei nova taxativamente declara revogada a lei anterior e é tácita quando nova lei - de igual ou superior hierarquia - é incompatível com a anterior ou regula inteiramente a matéria de que a outra tratava. No caso, a Lei 6.538/78, ao dispor especificamente sobre os serviços postais, restringindo as hipóteses de isenção tributária, revogou tacitamente o parágrafo 3º do artigo 42 da Lei nº 5.010/66, que concedia franquia postal aos malotes dos serviços da Justiça Federal.

    A sessão do Conselho da Justiça Federal foi realizada nesta segunda-feira (14) sob a presidência do ministro Ari Pargendler, também presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

    • Publicações8754
    • Seguidores135
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações123
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cjf-reconhece-revogacao-da-franquia-postal/2565677

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)