Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TRF1: denunciado por lavra clandestina comete crime contra o patrimônio público e meio ambiente

    há 16 anos

    A 4ª Turma do TRF da 1ª Região concluiu que denunciado cometeu em sua conduta - lavra clandestina de areia - delito contra o patrimônio público e contra o meio ambiente.

    A denúncia narra que fiscais do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), em vistoria, constataram existência de lavra clandestina de areia creme (de granulação média) e de saibro - matérias-primas utilizadas na construção civil - em Fazenda localizada no Município de Simões Filho/BA. A lavra estaria sem a necessária autorização no âmbito federal do DNPM. Não se constatou tão-pouco o recolhimento dos tributos referentes às retiradas da areia e do saibro. A área lavrada, de acordo com parecer técnico, sofreu degradação, apontando-se para a destruição da biota. Ademais, a área da lavra está dentro da Área de Proteção Ambiental Joanes Ipitanga.

    Esclareceu o Ministério Público que, ao ser procurado, o denunciado, apesar de afirmar ter a licença do Centro de Recursos Ambientais (CRA), apresentou somente um alvará de Pesquisa de Argila Refratária do DNPM, que não lhe dava o direito de extrair e comercializar areia e saibro. Apresentou uma licença ambiental simplificada da prefeitura local, que se constatou ser falsa.

    De acordo com o entendimento do relator, Desembargador Federal Mário César Ribeiro, trata-se de caso em que, com uma única conduta, o denunciado comete dois crimes, devendo-se aplicar a regra do concurso formal. Tem-se assim o crime de usurpação (artigo da Lei nº 8.176/1991) como modalidade de crime contra a União, que consiste em produzir bens ou explorar matéria-prima pertencente à União, sem autorização legal ou em desacordo com as obrigações impostas pelo título autorizado. Houve também o delito contra o meio ambiente (art. 55 da Lei 9.605/98), consubstanciado na extração de recursos minerais sem a competente autorização, permissão, concessão ou licença ou em desacordo com a obtida.

    Recurso Criminal 2007.33.00.002599-6/BA

    www.trf1.gov.br

    • Publicações8754
    • Seguidores135
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações212
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trf1-denunciado-por-lavra-clandestina-comete-crime-contra-o-patrimonio-publico-e-meio-ambiente/15673

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)