Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    JFRJ: ausência de reclamação administração não exime estabelecimento bancário da responsabilidade de indenizar

    há 15 anos

    A 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais do Rio Janeiro decidiu que a ausência de reclamação administrativa pelo cliente não exime o estabelecimento bancário de possíveis indenizações por danos morais.

    A decisão foi dada num processo em que a autora alegava que teve o seu cartão magnético bloqueado devido à suspeita de movimentações irregulares em sua conta bancária, sendo que, ao comparecer à agencia, a CEF providenciou o desbloqueio erroneamente, causando-lhe um prejuízo de R$ 3.176,37.

    A autora propôs a ação judicial pleiteando indenização pelos danos materiais e morais. A sentença do Juizado Especial Federal concedeu a indenização por danos materiais, mas eximiu a CEF do pagamento de danos morais, por entender que a falta de reclamação administrativa deixou a Ré de mãos atadas para recompor o prejuízo a tempo de minimizar o sofrimento da autora.

    Foi interposto recurso visando o reconhecimento e a indenização do dano moral, provido, por unanimidade, pela 2ª Turma Recursal. Nas palavras da relatora, a Juíza Federal Paula Patrícia Provedel Mello Nogueira, a ausência de reclamação administrativa pode servir para atenuar a responsabilidade da ré, que, como disse o magistrado, acabou por não ter oportunidade em minorar o desgaste emocional a que se submeteu a autora. No entanto, não deve afastar o dano.

    PROC: 2007.51.67.007599-5/01

    www.jfrj.jus.br

    • Publicações8754
    • Seguidores135
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações107
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/jfrj-ausencia-de-reclamacao-administracao-nao-exime-estabelecimento-bancario-da-responsabilidade-de-indenizar/1543062

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)