Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Criação de conteúdos institucionais para biblioteca digital é tema de palestra

    há 10 anos

    Na tarde do segundo dia do II Encontro dos Profissionais da Informação da Justiça Federal, no Conselho da Justiça Federal (CJF), um dos palestrantes foi o chefe da Seção da Biblioteca Digital Jurídica do Superior Tribunal de Justiça (BDJur/STJ), José Ronaldo Vieira, que compartilhou a experiência da BDJur nos desafios enfrentados com os bibliotecários da Justiça Federal. O evento está sendo promovido pelo Centro de Estudos Judiciários (CEJ) do CJF.

    O tema tratou da implementação do repositório institucional um sistema que armazena conteúdos em texto integral, em formato digital, de forma que o usuário possa acessar de qualquer lugar, sem ter que ir à biblioteca, e a qualquer hora, eliminando a barreira de espaço e de tempo.

    O segundo ponto abordado na palestra foi o desenvolvimento do repositório, ou seja, a forma de gerir, desenvolver e aumentar o conteúdo para atender ao objetivo de criação. Para isso, José Ronaldo destaca a importância dos recursos aplicados: “a tecnologia é fundamental para ter um sistema adequado que possibilite ao usuário acessar a informação de forma mais rápida” afirmou.

    O palestrante citou que, atualmente, na Justiça Federal, o CJF e o Tribunal Regional Federal da 2ª Região já têm biblioteca digital e “a tendência é que quem não tem ainda, implemente, porque é um caminho sem volta. O usuário quer comodidade e a informação digital traz grandes facilidades para o trabalho diário do usuário que o Judiciário atende” ressaltou.

    José Ronaldo alerta sobre os cuidados com o repositório, como definir qual a finalidade, o público que se vai atender e mostra, ainda, outra preocupação com a segurança e a praticidade no acesso das informações: “a ferramenta adotada é que vai atender a esse propósito de forma adequada, no que se refere à questão da pesquisa, da preservação e da integração dos sistemas”, lembrou o palestrante.

    • Publicações8754
    • Seguidores135
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações22
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/criacao-de-conteudos-institucionais-para-biblioteca-digital-e-tema-de-palestra/112134864

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)