Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Cabimento de ação de imissão de posse pela CEF

    há 15 anos

    A 6.ª Turma do TRF da 1.ª Região garante a credor hipotecário adquirente direito de imitir-se liminarmente na posse do imóvel alienado, uma vez transcrita no cartório imobiliário a carta de adjudicação, conforme art. 37, 2.º e 3.º, do Decreto-lei n.º 70/66.

    Deseja a Caixa Econômica Federal, atual proprietária do prédio em questão, "ser imitida na posse de imóvel de quem a detinha anteriormente". Alega que "uma vez que (...) obteve a propriedade do imóvel sem nunca ter tido a sua posse, não há como apurar se o ocupante era proprietário/mutuário ou terceiro, nem, tampouco pode ser privada porque o atual ocupante supostamente adquiriu a posse de um estranho à relação".

    Em 1.ª instância, extinguiu-se o processo sem resolução do mérito, explicando que a Caixa adquiriu imóvel de um mutuário e que o ocupante do imóvel é um terceiro. Assim, deveria a CEF comprovar a ligação existente entre aquele que lhe vendeu o imóvel e seu ocupante, e não, simplesmente, requerer a citação deste último.

    O desembargador federal João Batista Moreira esclarece que não há razão para se falar em extinção do processo sem resolução de mérito, uma vez que há interesse processual da CEF na pretensão de imitir-se na posse de imóvel ocupado por terceiros, que não os mutuários. Disse que conforme jurisprudência predominante, o fato de a mutuária ter permitido o uso do imóvel por terceiros não torna o credor carecedor de ação, podendo o mesmo promover a execução extrajudicial e a ação de imissão de posse previstas no DL n.º 70/66.

    Apelação Cível 2005.38.00023781-7/MG

    www.trf1.jus.br

    • Publicações8754
    • Seguidores135
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações100
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cabimento-de-acao-de-imissao-de-posse-pela-cef/1068330

    Informações relacionadas

    Rol de Testemunhas - TJSP - Ação Indenização por Dano Moral - Procedimento Comum Cível

    Doutor Penal, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    A propriedade no Direito Civil (Faculdades: Usar, gozar, dispor e reivindicar)

    Pedro Henrique Gualberto Alves, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Ação de Imissão na Posse

    Elementos de Prova - TJSP - Ação Indenização por Dano Material - Procedimento Comum Cível - de Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais do Estado de São Paulo-Sinprf-Sp contra Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais do Estado de São Paulo

    Petição - TRF01 - Ação Contrabando ou Descaminho - Inquérito Policial - de Polícia Federal No Estado de Rondônia (Processos Criminais

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)