Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TRF1 nega pedido de seqüestro indiscriminado de bens de acusados de crime contra o erário

    há 16 anos

    A decretação de seqüestro de bens de acusados de crime que causou prejuízo à Fazenda Pública fica sujeita à indicação pormenorizada dos bens que devem constar na medida assecuratória. Foi o que determinou a 3ª Turma do TRF da 1ª Região, ao negar, por unanimidade, a apelação do Ministério Público contra a sentença da Vara Única da Subseção Judiciária de São João Del Rei/ MG.

    O Ministério Público solicitou o seqüestro de bens e o bloqueio de ativos financeiros de pessoas denunciadas pelos crimes contra o erário descritos nos arts. 297 e 337-A do Código Penal , que tratam da falsificação ou alteração de documento público e da supressão ou redução de contribuição social previdenciária, respectivamente.

    O juiz federal Reynaldo Fonseca, relator convocado deste tribunal, manteve a decisão da 1ª Instância. Explicou o relator que os requisitos para a decretação do seqüestro de bens consistem na existência de "indícios veementes da responsabilidade" e na "indicação dos bens que devam ser objeto da medida", conforme o previsto no Decreto-Lei nº 3.240 /41, que trata dos crimes que impliquem prejuízo à Fazenda Pública.

    Segundo o relator, "a medida não pode alcançar a generalidade do patrimônio móvel e imóvel do denunciado, sob pena de infringir o princípio da proporcionalidade entre o dano causado pela infração e o bem seqüestrável".

    O juiz federal Reynaldo Fonseca disse ainda que a decretação do seqüestro indeterminado de bens feriria os direitos ao contraditório e à ampla defesa, assegurados no art. , LV , da Constituição Federal . "O contraditório pleno, por sua vez, não pode ser exercido sem a garantia do direito à informação que, na hipótese, pressupõe o conhecimento do rol de bens que estarão sujeitos à constrição judicial", afirmou.

    Apelação Criminal 2008.38.15.000222-8

    www.trf1.gov.br

    • Publicações8754
    • Seguidores135
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações30
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trf1-nega-pedido-de-sequestro-indiscriminado-de-bens-de-acusados-de-crime-contra-o-erario/106802

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)