Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Luiz Alberto Gurgel é o novo presidente do TRF5

    há 15 anos

    O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) tem novo presidente, desde o início da noite desta segunda-feira (30/03). O desembargador federal Luiz Alberto Gurgel de Faria assumiu o cargo no lugar de José Baptista de Almeida Filho, durante sessão solene no Salão do Pleno do Edifício Ministro Djaci Falcão (Cais do Apolo, Recife/PE). Na mesma cerimônia, foram empossados os desembargadores federais Marcelo Navarro Ribeiro Dantas (vice-presidente) e Manoel de Oliveira Erhardt (corregedor regional) para o biênio 2009/2011.

    Entre as muitas presenças de destaque, prestigiaram o evento os ministros Francisco Falcão, José de Castro Meira e José Augusto Delgado, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), os governadores Eduardo Campos (PE), José Maranhão (PB), Wilma Faria (RN) e Teotônio Vilela Filho (AL), representantes dos meios político, jurídico e militar dos seis Estados da Região (Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas e Sergipe). Outros ex-presidentes do TRF5 e membros da primeira composição, Ridalvo Costa e Nereu Santos, também marcaram presença na solenidade de posse que coincidiu com os 20 anos de instalação desta Corte de Justiça.

    Antes de repassar o cargo ao seu substituto, José Baptista de Almeida Filho falou da alegria de protagonizar tão importante função e agradeceu a colaboração de magistrados e servidores do Tribunal e das Seções Judiciárias, durante o biênio que encerrou. Em seguida, fizeram o juramento os três componentes da nova Mesa Diretora do TRF5.

    De forma poética e espirituosa, a desembargadora federal Margarida Cantarelli fez a saudação em nome do Tribunal, citando características peculiares a cada um dos integrantes da nova Mesa Diretora, além de ressaltar as inúmeras virtudes e saber jurídico desses magistrados. Antes, porém, homenageou os dez juízes que integraram a 1ª composição desta Corte, instalada em 30 de março de 1989, e lembrando o simbolismo desta 15ª posse na Presidência do TRF5 e dos 20 anos de sua instalação.

    O procurador-chefe regional Luciano Mariz Maia (Procuradoria Regional da República da 5ª Região) disse que esta gestão representa o futuro, lembrando que Luiz Alberto ingressou na magistratura federal através de concurso, promovido pelo TRF, e hoje é seu presidente. O grupo que passa a dirigir o TRF5 e as duas décadas de criação desta Corte também foram citados pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Pernambuco (OAB-PE), Jayme Asfora.

    Luiz Alberto Gurgel de Faria salientou o orgulho de estar na cadeira de presidente desta Corte, ao lado do governador Eduardo Campos, lembrando que há exatos 20 anos aqui estavam Ridalvo Costa e Miguel Arraes, respectivamente. Falou de desigualdades sociais e da responsabilidade de estar à frente de uma Corte nordestina, região do País que tem a maior carência de Varas Federais. Citou instituições que lhe serviram de referência, como o TRF5, o TRT e as universidades federais de Pernambuco e do Rio Grande do Norte.

    Ainda agradeceu as saudações proferidas nesta noite, aos familiares e amigos que acompanharam sua trajetória e a todos os que lotaram este auditório para compartilhar deste momento. De forma didática, descreveu cada um dos integrantes da primeira composição desta Corte como se fossem personagens de um sonho, o sonho da regionalização dos tribunais federais, que se tornou realidade há exatamente 20 anos.

    www.trf5.jus.br

    • Publicações8754
    • Seguidores135
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações20
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/luiz-alberto-gurgel-e-o-novo-presidente-do-trf5/973858

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)