Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Luiz Alberto assume Presidência do TRF5 no dia 30

    há 15 anos

    No próximo dia 30, às 17h, em sessão solene no auditório do Pleno, o desembargador federal Luiz Alberto Gurgel de Faria será empossado no cargo de presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), que tem sede no Recife e abrange seis Estados nordestinos (Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas e Sergipe). A programação tem início às 10h, com uma Missa em Ação de Graças, na Igreja Nossa Senhora da Piedade, em Santo Amaro, Recife.

    Também tomam posse os demais integrantes da Mesa Diretora do TRF5, desembargadores federais Marcelo Navarro Ribeiro Dantas (Vice-presidente) e Manoel de Oliveira Erhardt (Corregedor-geral). Na mesma solenidade, serão empossados Lázaro Guimarães (Diretor da Escola de Magistratura Federal da 5ª Região), Paulo Roberto de Oliveira Lima (Diretor da Revista) e Rogério Fialho (Coordenador dos Juizados Especiais Federais) para o biênio 2009/2011.

    Autoridades dos meios político, militar e jurídico dos seis Estados da Região estarão presentes à cerimônia de posse, que coincide com as comemorações do 20º aniversário de instalação do TRF da 5ª Região. Eleito por unanimidade, o novo presidente do Tribunal assumirá no lugar de José Baptista de Almeida Filho, enquanto Marcelo Navarro vai suceder Paulo Gadelha e Manoel Erhardt ocupará o cargo de Francisco Wildo Lacerda Dantas.

    Presidente eleito

    Luiz Alberto Gurgel construiu sua trajetória profissional entre os Estados do Rio Grande do Norte e de Pernambuco. Cursou os ensinos fundamental, médio e superior em Natal (RN), sendo aprovado em 1º lugar no vestibular de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre e Doutor em Direito Público pela Universidade Federal de Pernambuco, cujo Doutorado concluiu este mês obtendo a nota máxima, é professor da UFRN (aprovado em 1º lugar em concurso público) e dos cursos de pós-graduação lato sensu da UFPE.

    Em 1993, foi aprovado em 2º lugar no concurso para Juiz do Trabalho junto ao Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região, em Natal/RN, e, no mesmo ano, tornou-se Juiz Federal, também mediante concurso, ingressando na 1ª Vara da Seção Judiciária do Rio Grande do Norte. Foi titular da 7ª Vara da Seção Judiciária de Pernambuco e da 6ª Vara-RN. Em junho de 2000, tornou-se, aos trinta anos de idade, o desembargador federal mais jovem do Brasil, promovido que foi, por merecimento, para o TRF5, onde exerceu os cargos de Diretor da Escola de Magistratura, Presidente da Segunda e da Quarta Turmas, Corregedor-geral e Diretor da Revista. Aos 39 anos, torna-se o mais jovem presidente dos tribunais regionais federais do País.

    www.trf5.jus.br

    • Publicações8754
    • Seguidores135
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações20
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/luiz-alberto-assume-presidencia-do-trf5-no-dia-30/967387

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)