Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ausência de atualização de alterações salariais, no Livro de Registro de Empregados, justifica multa

    há 15 anos

    Em decisão unânime, a Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) considerou legítima a imposição de multa à empresa Brasimac S/A Eletrodomésticos pela inexistência, no livro de registro de empregados, de informações relativas às contribuições sindicais e às alterações nos salários a eles devidos.

    No caso, a Delegacia Regional do Trabalho autuou a empresa após constatar a ausência de informações, no Livro de Registro de Empregados, sobre as atualizações salariais. Inconformada com a imposição da multa, a Brasimac recorreu.

    O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) acolheu os embargos à execução fiscal proposta pela empresa para anular a autuação, considerando que a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e as normas regulamentares não prevêem obrigação nesse sentido.

    No STJ, a Fazenda Nacional afirmou que a CLT e a Portaria 3.636 /1991, do Ministério do Trabalho, disciplinam o livro de registro de empregados e amparam a imposição de multa.

    Em seu voto, o relator, ministro Herman Benjamin, destacou o artigo 41 , da CLT , que determina ser obrigatório o lançamento, no Livro de Registro de Empregados, das circunstâncias que interessam à proteção do trabalhador,

    Não bastasse isso, o ministro acrescentou que o artigo 2º da Portaria do MT prevê expressamente a necessidade de registro das informações relativas à remuneração dos empregados, assim como das posteriores atualizações, as quais caracterizam circunstâncias que interessam à proteção do trabalhador, pois é em função delas que se fiscaliza a regularidade quanto ao cumprimento das obrigações trabalhistas e previdenciárias reflexas (horas extras, 13º salário, terço constitucional de férias, contribuição patronal sobre a folha de salários etc.

    www.stj.gov.br

    • Publicações8754
    • Seguidores135
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações86
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ausencia-de-atualizacao-de-alteracoes-salariais-no-livro-de-registro-de-empregados-justifica-multa/930086

    Informações relacionadas

    Aline Simonelli Moreira, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Como Comprovar que Trabalhei se minha Carteira de Trabalho foi Danificada?

    COAD
    Notíciashá 4 anos

    eSocial passa a substituir Livro de Registro de Empregados

    Zaniely Silva, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Documentos para comprovar o vínculo empregatício no INSS

    Luana Cerqueira Sousa, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Porque devo ter Livro de Registro de Empregado na minha Empresa?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)