Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TRF5: acusado de assalto tem pedido de liberdade negado

    há 15 anos

    Em sessão de julgamento desta terça-feira (10/02), a Segunda Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) negou habeas corpus a José Joaquim de Santana, acusado dos crimes de roubo, mediante grave ameaça (art. 157, incisos I e II, do CPB), uso de documento falso (art. 304) tentativa de estelionato (art. 171, 3º c/c o art. 14), contra a CAIXA, ocorridos no Estado de Pernambuco, no ano de 2008, e processados pela 13ª Vara da Seção Judiciária deste Estado.

    A sentença havia negado direito ao acusado de responder em liberdade. A defesa, então, alegou ausência de um mínimo de validade da decisão pelo fato de José Joaquim ser réu primário, ter bons antecedentes, ocupação lícita e residência fixa. A relatora entendeu que estavam presentes os requisitos do art. 312 do CPP (manutenção da prisão, para garantia da ordem pública), tendo em vista a gravidade da conduta do acusado, que se utilizou de arma de fogo, na prática do roubo, além de ter se apresentado à Justiça com documentos falsos, demonstrando seu potencial de periculosidade.

    O Ministério Público Federal havia se posicionado pela denegação da ordem. Compuseram a tríade de julgadores os desembargadores federais Francisco Barros dias (presidente), Amanda Lucena (relatora-convocada) e Joana Carolina (convocada).

    HC 3492 (PE)

    www.trf5.jus.br

    • Publicações8754
    • Seguidores135
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações28
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trf5-acusado-de-assalto-tem-pedido-de-liberdade-negado/787504

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)