Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Estudante que terminou ensino médio em supletivo público tem direito a matrícula em universidade pelo sistema de cotas

    há 12 anos

    A 5.ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região manteve sentença de primeiro grau que determinou que a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) formalize matrícula de estudante oriundo da rede pública.

    Na apelação, a Universidade sustenta que inexiste direito líquido e certo porque o edital que regulava o vestibular disciplinava que não são considerados beneficiários da Política de Ações Afirmativas da UFSJ candidatos que tenham cursado parte ou todo o Ensino Fundamental e Médio por meio de exames de suplência, supletivo, telecursos, programas de aceleração de aprendizagem (EJA, Caminhos da Cidadania, Pró-Jovem, entre outros).

    A UFSJ alega, ainda, que autorizar a matrícula com a quebra dos requisitos ensejadores de enquadramento no sistema de cotas representa violação à autonomia universitária.

    Para a relatora do processo, desembargadora federal Selene Maria de Almeida, “Na hipótese em comento, nota-se que a formação fundamental e média do candidato se deu em curso supletivo de origem pública. Verifica-se que estão preenchidos, portanto, os requisitos exigidos pelo edital”.

    E acrescenta que “O fato de (o aluno) ter concluído o ensino médio em exame supletivo não desnatura sua educação como obtida em escola pública. Dessa forma, na espécie dos autos, restou demonstrado o direito líquido e certo do aluno à segurança impetrada”.

    A magistrada citou ainda jurisprudência deste Tribunal no mesmo sentido.

    A Turma, com esse entendimento, negou seguimento à apelação e à remessa oficial.

    Os julgamentos do TRF/ 1.ª Região são transmitidos ao vivo em http://www.trf1.jus.br/Setorial/Ascom/Default.htm

    Processo n.º 5066020104013815

    Fonte: TRF1

    • Publicações8754
    • Seguidores135
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações63
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/estudante-que-terminou-ensino-medio-em-supletivo-publico-tem-direito-a-matricula-em-universidade-pelo-sistema-de-cotas/3150959

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)