Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Via Legal discute impasses envolvendo trabalhadores e órgãos de classe

    há 10 anos

    As disputas por mercado de trabalho e as interferências dos conselhos de classe são o tema da terceira retrospectiva de 2013. Uma das reportagens mostra a vitória do Conselho Regional de Educação Física do Rio Grade do Sul que conseguiu barrar a contratação de professores que não passaram pela universidade. Marcelo Magalhães mostrou o impasse que por pouco não suspendeu um concurso da secretaria estadual de Educação. O edital exigia que os candidatos apresentassem apenas a confirmação de que havia concluído a licenciatura plena, típica da formação do magistério. Já a entidade de classe, não abria mão da formação específica.

    Direto de Recife, Edna Nunes mostrou a reação de enfermeiras que estavam sendo impedidas de trabalhar por não terem o registro no órgão de classe. A entidade exigia a apresentação do diploma para conceder o documento, mas as recém-formadas só tinham o certificado de conclusão do curso. O problema foi resolvido com uma ordem judicial.

    O programa também recorda a reação que levou o criador de um site especializado em contabilidade ao banco dos réus. Ele foi acusado de exercer a profissão de forma ilegal e precisou provar que oferecia apenas uma assessoria destinada a resolver serviços mais simples. O pedido do órgão de classe é para que o site Contador Amigo fosse tirado do ar.

    Os valores cobrados anualmente de profissionais como médicos e advogados é outro assunto abordado nesta edição. Bernardo Menezes mostrou a reação de algumas pessoas que conseguiram reduzir o tamanho da conta. Por lei, há um limite para as cobranças, mas muitas vezes, a regra só é respeitada quando a questão é levada aos tribunais.

    Viviane Rosa detalhou a decisão judicial que liberou músicos profissionais de se apresentarem mesmo sem ter registro na entidade de classe. O assunto é polêmico e já chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF). Um dos aspectos considerados no julgamento foi o fato de a atividade não representar perigo à sociedade.

    O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de outras 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet. www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com

    Horários de exibição


    Horários de exibição


    TV JUSTIÇA

    15 de janeiro – quarta-feira 21h30

    17 de janeiro – sexta-feira 12h30

    20 de janeiro – segunda-feira 21h30

    TV CULTURA

    19 de janeiro - domingo 06h30

    TV BRASIL (Brasília – canal 02)

    19 de janeiro - domingo 6h

    • Publicações8754
    • Seguidores135
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações13
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/via-legal-discute-impasses-envolvendo-trabalhadores-e-orgaos-de-classe/125578878

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)