Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Curso forma agentes multiplicadores do PJe na Justiça Federal

    há 11 anos

    Teve início na segunda-feira, 14/1, o primeiro curso do Processo Judicial Eletrônico (PJe) voltado para servidores das áreas jurídica e de tecnologia da informação. O treinamento é fruto de uma parceria do Conselho da Justiça Federal (CJF) com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e tem como objetivo formar agentes multiplicadores que possam implantar e dar suporte ao sistema em toda a Justiça Federal. O treinamento acontece até sexta-feira, 18/1, no edifício-sede do CJF, e conta com a participação de 26 servidores do CJF e dos tribunais regionais federais das cinco regiões, indicados por seus respectivos presidentes.

    Para o instrutor do treinamento, juiz federal Paulo Cristóvão Filho, no momento ocupando o cargo de juiz auxiliar do CNJ, a iniciativa prepara os servidores para que, posteriormente, possam ser multiplicadores, ajudando a implantar o PJe nos TRFs e ainda treinar o usuário final, que irá utilizar o sistema no dia a dia. “Damos o suporte técnico para a instalação do PJe mas, como temos uma equipe reduzida, os TRFs precisam ter suas próprias equipes técnicas para trabalhar na configuração e manutenção do sistema”, explica o juiz.

    De acordo com o magistrado, o sistema é capaz de ajustar-se às peculiaridades de cada tribunal e traz mudanças significativas na gestão dos tribunais. “Com o PJe, cada tribunal pode adaptar o fluxo de trabalho às suas peculiaridades, com necessidade mínima de intervenção da área de desenvolvimento, o que possibilita grande flexibilidade”, disse.

    Comitê gestor

    O CJF instituiu, em agosto do ano passado, a Resolução 202, que estabelece o uso do PJe no âmbito da Justiça Federal, levando em conta as especificidades dos sistemas e da infraestrutura de tecnologia existentes em cada Tribunal Regional Federal e criou o Comitê Gestor do PJe na Justiça Federal, que conta com apoio técnico das áreas de negócio e de tecnologia da informação do CJF e dos cinco TRFs.

    O Comitê, instituído pela Portaria 427/2012, assinada pelo corregedor-geral da Justiça Federal, ministro João Otávio de Noronha, é coordenado pelo juiz federal Paulo Sérgio Domingues, da Seção Judiciária de São Paulo, e composto pelo desembargador federal Kássio Nunes Marques, do TRF da 1ª Região, a juíza federal Helena Elias Pinto, da 2ª Região, a juíza federal Marisa Claudia Gonçalves Cucio, da 3ª Região, o juiz federal Sérgio Renato Tejada Garcia, da 4ª Região, e o juiz federal Emiliano Zapata de Miranda Leitão, da 5ª Região. O secretário de Desenvolvimento Institucional do CJF, conforme a portaria, exerce a Secretaria Executiva do Comitê e será responsável pelo gerenciamento do projeto.

    • Publicações8754
    • Seguidores135
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações102
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/curso-forma-agentes-multiplicadores-do-pje-na-justica-federal/100297167

    Informações relacionadas

    Conselho da Justiça Federal
    Notíciashá 11 anos

    Servidores da JF participam de capacitações para implantação do PJe

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)